“Ao falar em líder, temos a tendência de imaginá-lo como uma figura imponente e de nível muito superior aos demais. De fato, para exercer essa função, é fundamental que se tenha um conhecimento empresarial diferenciado e, principalmente, saiba influenciar e mobilizar pessoas para alcançarem um propósito. No entanto, esse profissional não está isento de cometer erros e de ter dúvidas no momento de tomar uma decisão importante. Por essa razão, quem se destaca é aquele que podemos chamar de “Líder Aprendiz”.
O Líder Aprendiz caracteriza-se por priorizar o aprendizado individual e o desenvolvimento contínuo da equipe para o alcance das metas estratégicas. Para isso, é imprescindível que ele tenha flexibilidade para atuar com a liderança situacional, ou seja, atuar com o estilo necessário de acordo com o momento da equipe e do estágio de desenvolvimento de cada membro.
O Líder Aprendiz pode ter muitos estilos, alguns deles são:
Diretivo – que dá a direção dizendo o que fazer.Treinador – que desenvolve as pessoas para o futuro.Mobilizador – que mobiliza pessoas em direção à visão.Afiliativo – que cria harmonia para curar rixas de times e motiva em momentos de estresse.Democrático – que cria colaboração para conseguir consenso.Apoiador – que serve como apoio e estímulo.Gerente – que gerencia operações, planos, atividades e soluciona problemas.
A sacada para o líder alcançar resultados é atuar com variedade e saber conviver com a diversidade.
Uma equipe representa o todo, o total dos membros. Para se chegar ao objetivo final, é preciso enxergar as partes, ou seja, cada membro e seus papéis.
Uma característica fundamental do Líder Aprendiz é saber fazer perguntas inteligentes para aprender a lidar com o funcionamento complexo da equipe e das partes, ou seja, estimular os membros a lidar com a diversidade, utilizando a intuição, a criatividade, o conhecimento e o talento individual para o desenvolvimento como equipe.”
Encontrei esse texto postado num blog de artigos online e achei muito interessante à nós, alunos de comunicação social, que já tivemos em aula uma apresentação sobre o papel e as responsabilidades de um líder em uma organização.
O que me chamou bastante atenção nesse texto foi como as habilidades humanas e conceituais devem estar fortemente presentes no líder, até mais do que a habilidade técnica, pois são baseadas nelas que o líder encontra motivação e incentivo para transmitir à equipe.
Para que o trabalho seja bem sucedido, é necessário que haja compreensão e flexibilidade com todos os integrantes. O líder deve conhecer e saber lidar com cada membro da equipe, transformando a relação profissional em uma relação agradável e cordial. Trabalhar num ambiente assim propicia melhores projetos, pois estimula a participação e a determinação nos integrantes.
Vemos que a habilidade conceitual também se faz presente, pois o líder precisa estar a par de tudo, compreendendo a realidade da empresa como um todo, tendo uma visão geral da empresa, assim como os papéis de cada membro na organização.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom! Continuem trazendo leituras e exemplos que acrescentem ao que é visto em sala e faz uma conexão com a teoria!
ResponderExcluir